Morre MC Marcinho, cantor de “Glamurosa”, aos 45 anos


Publicado em 28 de agosto de 2023




MC Marcinho morreu neste sábado (26), aos 45 anos, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos. Pioneiro do funk, o artista dominou as paradas musicais dos anos 2000 com os hits “Glamurosa” e “Rap do Solitário”.

O cantor, que conviveu com várias doenças crônicas por 10 anos, estava internado desde 27 de junho no Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratamento cardíaco e renal. Ele estava no CTI desde 10 de julho, após sofrer uma parada cardíaca.

Desde então, os médicos vinham tentando salvá-lo com diversos procedimentos, como a implantação de um coração artificial e o uso da Ecmo, uma espécie de pulmão artificial externo, de acordo com o G1.

Um anúncio foi feito através das redes sociais do cantor. “É com muita dor e pesar que informamos que depois de meses lutando pela vida, hoje às 09h10, nosso príncipe do funk descansou. Agradecemos as manifestações de carinho e orações dedicadas a ele até o fim. A memória de MC Marcinho seguirá viva em nossos corações através de sua obra!”, diz o comunicado.

Confira:

O artista tratava doenças crônicas como diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada. Em 2019, ele chegou a ser hospitalizado com princípio de infarto. Por conta disso, o compositor utilizava um aparelho para regular os batimentos cardíacos.

MC Marcinho começou a carreira em Duque de Caxias, município do Rio de Janeiro, e ficou conhecido nacionalmente como um dos maiores representantes do chamado “funk melody”. O cantor, embora tenha emplacado dois sucessos antes dos 20 anos, só passou a viver do gênero depois do lançamento de “Glamurosa”, em 2001.

O hit de sucesso, inclusive, foi inspirado na apresentadora Xuxa Meneghel. A revelação foi feita pelo próprio funkeiro, em 2013, ao site do extinto programa TV Xuxa (Globo).