Daniela Mercury está prestes a entregar uma nova música ao mundo. “As Rendas do Mar” chega a todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro.
As informações chegam nesta segunda (29), por meio das redes sociais, com a capa do trabalho. A imagem, juntamente com a legenda da publicação, indica uma homenagem a Odoyá.
Confira:
“As Rendas do Mar” surge dois meses após a regravação do hit de axé “Milla” na voz de Daniela. Antes disso, ela uniu forças com Gal Costa para a faixa “Quando o Carnaval Chegar”.
A HBO Max oficializou nesta segunda-feira (29) uma série documental com Ivete Sangalo. Intitulada “Onda Boa com Ivete”, a produção deve chegar no início de 2022 com muita música.
Com cinco episódios, o doc promete ser intimista e mostrar o processo criativo da artista baiana. Ivete ainda recebe Agnes Nunes, Carlinhos Brown, IZA, Gloria Groove e Vanessa da Mata para um bate-papo e desenvolvimento de novas músicas.
Uma parceria de Ivete com o conterrâneo Brown, “Mexe a Cabeça”, deve ter seu videoclipe lançado na próxima sexta-feira, 3 de dezembro. O registro se consagra como o primeiro a ser produzido durante as gravações da série.
“Onda Boa com Ivete” se junta a outros projetos brasileiros da HBO Max, como o programa culinário “Sandy + Chef” com Sandy e o reality “Queen Stars” com Pabllo Vittar e Luísa Sonza.
Gloria Groove vive um momento de ascensão, consagrando-se como a drag queen mais ouvida do mundo com 5,1 milhões de ouvintes mensais apenas no Spotify e a primeira a entrar solo para o Top 200 da Billboard. É dela também o título de dona do clipe pop solo mais visto e curtido de 2021 com “A Queda”.
Lançado em outubro como sucessor de “BONEKINHA”, o hit prepara terreno para o álbum “Lady Leste” e conquista cada vez mais o público. Desde seu lançamento, gera milhares de vídeos no TikTok, está entre as 200 músicas mais reproduzidas no Spotify e ultrapassa 80 milhões de streams. Hoje (26), Gloria escreve mais um capítulo de seu sucesso com “Leilão”.
O terceiro single da nova era entra em um debate pertinente, apresentando uma verdadeira análise da drag sobre seu próprio sucesso e sobre a valorização da arte. E é assim que “Leilão”, “A Queda” e “BONEKINHA”, com seus temas particulares e sons do pop ao hip hop, começam a dar o tom de “Lady Leste”.
“Se ‘Lady Leste’ fosse uma experiência, seria você, vestida de bonequinha, com seu cabelo azul, em cima da motinha, passando por uma rua da Zona Leste. Você passa por um posto de gasolina tocando funk, passa pela igreja tocando um louvor, passa pela calçada e o pessoal está fazendo passinho”, descreve a GG ao PapelPop durante uma coletiva de imprensa.
Ela continua com a analogia: “Seria você andando por uma rua com muitas sonoridades. Viver na quebrada é assim: muito som, muita coisa, muita informação. Pensa em ‘Lady Leste’ como um terminal de ônibus às 18h40: é o ônibus, é o ponto de taxi, é o tio vendendo coxinha, é o churrasquinho do lado”.
A influência desse cenário vem diretamente de Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo, como uma forma da artista exaltar suas origens. O próprio título do disco, dividido em inglês e português, carrega esse fator para mostrar que ela sabe de onde vem ao mesmo tempo em que busca novos ares.
“Vejo o lado ‘Lady’ sendo o para onde estou indo ou o que posso fazer e o lado ‘Leste’ como tudo o que eu sempre fui”, reflete Gloria. “Sei de onde eu venho, sei quem eu sou. É por saber quem eu sou que eu sei quem eu serei e é por saber de onde eu vim que eu sei para onde irei. Acho que é super importante passar essa mensagem nesta fase da minha carreira”.
É dessa forma também que a drag chama atenção para sua característica multifacetada, que se mostra em “Lady Leste”. “Versatilidade é algo sempre bom porque a gente não quer cansar de um artista. A minha sensação é que existe uma Gloria Groove para cada pessoa: dramática, teatral, mana que fala as verdades, pagodeira, R&Bzeira. E isso me interessa”, avalia GG.
“Eu percebi que, na minha escola de cantor de banda de baile e ator de teatro musical, essa versatilidade que a galera considera uma coisa incrível é o mínimo que você tem que ter. Para mim, [essa] é a regra. Então é normal que quando vocês ouvirem ‘Lady Leste’, vocês ouçam várias Glorias”, completa.
Enquanto a cantora guarda alguns spoilers, uma coisa é certa: “Lady Leste” está indo para a pista. “O conceito nasceu quando eu pensei: ‘a vida vai voltar e eu vou estar no palco de novo’. Estou morrendo de saudades da pista e acho que o que a gente passou nesta pandemia me alimentou para ansiar”.
“Leilão” antecipa essa essência. “É aquela música de jogação, de twerk, de aula de dança. Eu quero ver a galera do hip hop se quebrando todinha. Isso porque ‘Leilão’ me lembra muito a artista que eu queria ser quando via Nicki Minaj, Lauryn Hill, Iggy, minhas ídolas do rap”, conta Gloria Groove.
A batida envolvente fica alinhada com a mensagem, fazendo a faixa dialogar com “A Queda”. “Tem outra característica na qual elas se conversam: o caráter de convite. Em ‘A Queda’, eu falo: ‘não fique de fora dessa, venha ver’. Em ‘Leilão’, ‘vai começar’. A Gloria Groove mestre de cerimônias nasceu”.
E qual é o trabalho preferido de Lady Leste no novo disco? “‘BONEKINHA’ segue reinando para mim. Ela é a hacker. Ela entra em qualquer lugar: na boate, na escola, na casa da vó. É a música de anunciação da era e apresenta o álbum porque tem base de funk misturada com guitarra rock’n’roll e rap”, revela.
“Number One”, o aguardado feat. entre Pabllo Vittar e Rennan da Penha, está chegando! Depois de confirmar a data de estreia do single, a queen divulgou um enigmático teaser do lançamento neste sábado (27).
Breve, o vídeo de 15 segundos acompanha a artista caminhando em um cenário urbano regado a luzes neon. Ela bate em uma porta e se depara com algo misterioso. Assim como a capa, a prévia antecipa que o registro audiovisual da faixa possivelmente terá um aspecto futurista.
Dá uma olhada:
A parceria dos artistas é aguardada desde outubro, quando Rennan publicou uma foto ao lado de Pabllo em um estúdio. Vale lembrar que single e clipe de “Number One” estreiam na segunda-feira, 29 de novembro, às 21h.
O link para pre-save já está liberado. Quem fizer o cadastro antecipado poderá ver um trecho da letra. Animados?
A Lagum está prestes a entregar ao mundo um single em parceria com Emicida. “Descobridor” fica disponível nas plataformas digitais a partir da meia-noite de sexta-feira (26).
Veja o anúncio:
Com exclusividade ao PapelPop, a Lagum revela nesta quinta (25) a capa e um trecho da canção sobre aproveitar cada momento e criar memórias ainda não vividas.
Confira os detalhes:
“Descobridor” prepara os fãs da Lagum para “Memórias [de onde eu nunca fui]”. O álbum, sucessor de “Coisas da Geração” (2019), tem lançamento marcado para 10 de dezembro.
“Ninei três filhos, sempre cantando”, conta Caetano Veloso. “O filho do meu mais novo (o único que não gostava de que eu cantasse para niná-lo) gemia em notas, repetindo padrões quase-melódicos, para fazer-se adormecer. Uma tarde, maratonei com ele no carrinho de bebê e ele cantou até adormecer. Maravilhado, fiz a canção”.
A música a que se refere Veloso é “Autoacalanto”, presente no disco “Meu Coco” e que acaba de ganhar um inédito visualizer. Embalado pela própria melodia, o cantor se deixa adormecer enquanto repassa mentalmente os versos que o levarão por algumas horas aos braços de Morfeu – um gesto que também acena para a doçura do neto Benjamin, grande inspiração para o poema que deu origem à faixa.
“Meu Coco”, 30º disco de estúdio de Caetano Veloso, está em todos os tocadores. O projeto, lançado em 21 de outubro, também traz canções já consagradas entre os fãs como “Anjos Tronchos”, “Enzo Gabriel” e “Noite de Cristal”.
Na semana passada, por meio das redes sociais, Claudia Leitte começou a preparar os fãs para um pagodão baiano que é uma “farofa das boas”. Nesta quarta-feira (24), a artista anunciou oficialmente o inédito single “Eu Dou Tchau”.
Veja a capa:
Produzida pela própria Claudia em parceria com Luciano Pinto e Rafinha RSQ, a música fica disponível nas plataformas digitais a partir da meia-noite da sexta-feira (26). A promessa é uma sonoridade animada como uma aposta para o verão de 2022.
Ouça um trecho do instrumental:
“Eu Dou Tchau” chega pouco antes do retorno de Claudia aos palcos de São Paulo. A cantora leva a festa Blow Out para o estacionamento do Espaço das Américas no sábado (27).
Vale destacar ainda que a faixa antecede a programação em celebração aos 20 anos de carreira de Claudia Leitte. Ela promete um novo ano cheio de novidades e muita música.
Uma das estreias mais celebradas de 2021, o 30º álbum de estúdio de Caetano Veloso, “Meu Coco“, apresenta uma mistura de faixas inéditas e alguns poucos resgates. Composta há quase quatro décadas, “Noite de Cristal” é um desses casos.
“Escrevi esta canção no final dos anos 1980 pra Bethânia gravar”, conta o cantor. “Fiquei desenhando o rosto dela cercado de cores enquanto ouvia a música que encerra o álbum ‘Meu Coco’. Carlinhos Brown gravou com ela nos 80. Foi ele quem pôs ‘a banda do Olodum’ na jogada. Então, agora que sou eu a cantar, faço o retrato de Bethânia e canto o nome de Brown”.
Nesta terça-feira (23), Veloso liberou um visualizer da faixa em que transforma o rosto da irmã em pintura, revelando aos fãs as direções que o leva “seu coco” na hora de criar. Assista.
“Meu Coco”, o disco, está disponível em todas as plataformas de streaming.
Com uma letra de Ronaldo Bastos e Leo Pereda nas vozes de Zezé Motta e César Lacerda, “Desprotegidos Pela Sorte” versa sobre as ruínas do agora. A recém-lançada canção reflete a devastação do Brasil e o descaso dos poderosos.
“Desprotegidos pela sorte / Jogados na sarjeta / Comendo lixo na rua / Pedindo esmola na porta dos bancos / Assaltando o ônibus / Sendo assaltados pelo patrão / Desprotegidos de nós mesmos / Desprovidos de cólera santa”, entoa Zezé.
Quando sua ferocidade dá espaço para a resistência contra a cegueira e miséria, o sonho de um futuro renovado de sentidos entra em cena. Zezé Motta canta: “Os excluídos do banquete um dia vão se fartar / de festa, trabalho, pão, Gil e Capinan”.
O clipe evidencia a essência desolada, mas esperançosa de “Desprotegidos Pela Sorte”. Gravado no Rio de Janeiro sob a direção de Fernando Neumayer, o vídeo traz os artistas da música e diversos personagens da cidade em fragmentos.
Já fez a lista de festivais em que vai marcar presença em 2022? A gente não vê a hora! Um dos novos eventos a entrar no calendário do ano que vem é o Festival MITA – Music Is The Answer. O projeto chega ao Brasil com edições nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
A curadoria musical é assinada pelos realizadores Bonus Track e 30E, em parceria com a MangoLab. “O MITA vai reforçar essa universalidade da música, reunindo diferentes grupos e gerações em um grande festival que, além de cultura, vai também incentivar que as pessoas tomem atitudes responsáveis e positivas para melhorar a sociedade e estimular cuidados com a sustentabilidade. A música é nossa resposta para levar tanto entretenimento como discussão sobre o futuro“, indica Luiz Oscar Niemeyer.
Assista a um vídeo sobre o conceito do festival:
Os shows serão divididos em dois palcos, com um total de 16 apresentações por fim de semana e expectativa de 20 mil pessoas. No Rio de Janeiro, a atração acontece no Jockey Clube, em 21 e 22 de maio. Já em São Paulo, as apresentações acontecem em 14 e 15 de maio, na Spark Arena.
Os ingressos contemplam três valores em seu primeiro lote: R$ 350,00 (meia-entrada), R$ 395,00 (entrada social) e R$ 700,00 (inteira). A pré-venda para clientes Ame começa amanhã, 24 de novembro, a partir das 10h. O público em geral poderá adquirir as entradas a partir de 1º de dezembro, às 10h, no site e pontos oficiais de venda da Eventim.
Confira o lineup completo do MITA 2022:
São Paulo – 14 de maio
Rüfüs du Sol
Tom Misch
Gilberto Gil In Concert
Luedji Luna
Marina Sena
Black Alien
Xênia França
Day convida Lucas Silveira
São Paulo – 15 de maio
Gorillaz
Two Door Cinema Club
Marcelo D2
Matuê
Liniker
Heavy Baile
Letrux
Coruja BC1 convida Larissa Luz
Rio de Janeiro – 21 de maio
Gorillaz
Two Door Cinema Club
The Kooks
Heavy Baile
Liniker
Black Alien
Xênia França
Coruja BC1 convida Larissa Luz
Rio de Janeiro – 22 de maio
Rüfüs du Sol
Tom Misch
Gilberto Gil In Concert
Jão
Marcelo D2
Marcos Valle & Azymuth
Letrux
Alice Caymmi convida Maria Luiza Jobim